Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus obtusifolius (Steud.) Körn. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-01-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Paulo T. Sano


Justificativa

A espécie é endêmica do Brasil, onde predomina no estado da Bahia, na região da Chapada Diamantina (Giulietti et al., 2009; 2013), sendo coletada nos municípios do Morro do Chapéu, Lençóis, Mucugê e Rio de Contas (CNCFlora, 2013). Registrada também no estado de Minas Gerais, no município de Grão Mogol (CNCFlora, 2013). Encontrada em Campo Rupestres (CNCFlora, 2013) geralmente sobre solos arenosos, na beira de riachos pouco profundos (Giulietti et al., 2009). Possui EOO maior que 20.000 km² e está sujeita a mais de 10 situações de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Paepalanthus obtusifolius (Steud.) Körn.;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus allemanii ;
  • > Paepalanthus densifolius ;
  • > Dupatya obtusifolia ;
  • > Eriocaulon obtusifolium ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Fl. Bras. (Martius) 3(1): 353.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado da Bahia (Giulietti et al., 2013), na Chapada Diamantina (Giulietti et al., 2009), sendo coletas nos municípios do Morro do Chapéu (G. Hatschbach 42440), Lençóis (L.A.M. Silva 1590; A.M. Giulietti 908), Mucugê (G. Hatschbach 47912) e Rio de Contas (G. Hatschbach 46485). Encontrada em altitudes entre 60 m (J.S. Blanchet 3584) e 1.400 m (L.P. de Queiroz 639).

Ecologia

Erva com caule alongado; de ocorrência no Cerrado (Giulietti et al., 2013). Ocorre especialmente sobre solos arenosos, na beira de riachos pouco profundos da Chapada Diamantina (Giulietti et al., 2009). Encontrada em Campo Rupestre (J.L. Hage 2321).

Reprodução

Erva monoica, que floresce o ano todo (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade low
Detalhes O turismo é uma importante atividade econômica na região da Chapada Diamantina, com grande importante fonte geradora de emprego e renda para a população local. Entretanto, o IBAMA não tem provido o Parque Nacional da Chapada Diamantina de meios para que ele consiga se organizar para controlar a visitação e alguns problemas têm surgido e dificultado a sua gestão, tornando-a uma atividade conflitante e que requererá muitos esforços para o seu controle e manejo (MMA/ICMBio, 2007).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A elevada frequência do fogo na Chapada Diamantina é preocupante (Conceição & Neves, 2010). Anualmente ocorrem focos de incêndios florestais no estado da Bahia, mais especificamente na Caatinga, Cerrado, extremo sul e região da Chapada Diamantina. Estes fenômenos são ameaças constantes à biodiversidade (Secretaria do Meio Ambiente da Bahia). Ocorrem de maneira natural, geralmente ocorrem devido a relâmpagos e têm características de localização bem definida, geralmente nos cumes das serras e locais de difícil acesso, não chegam a 1% das ocorrências e geralmente são extintos pela chuva. Porém os incêndios na região são predominantemente de origem antrópica, com motivações variadas: o uso do fogo está ligado a quase todas as atividades tradicionais da região, econômicas ou não, inclusive no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Utilizado sem as devidas precauções, o fogo trás grandes problemas para toda a região (MMA/ICMBio, 2007).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O uso agrícola da Caatinga tem modificado a vegetação e trouxe práticas desordenadas, como desmatamento e queimada (Schober, 2002).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes No uso Caatinga para a pecuária, o superpastoreio de ovinos, caprinos, bovinos e outros herbívoros tem modificado a vegetação (Schober, 2002).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus obtusifolius in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus obtusifolius>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 11/11/2014 - 17:59:28